Síntese de Execução do Projeto


A fase 2 do projeto propõe a realização de mais 2 turmas de capacitação, a partir das lacunas identificadas entre a formação de alunos nas IES de Rondônia e das necessidades atuais e futuras dos centros de P&D das empresas e dos ICTs. Para tanto, foi definida uma proposta curricular que trabalha nas aulas teóricas (disciplinas) e nas atividades práticas de desenvolvimento (hands-on), a competência profissional para a aplicação das mais modernas técnicas e ferramentas para desenvolvimento de software embarcado. Profissionais com este perfil profissional são requisitados para atuação em organizações de diferentes naturezas na Região Norte e no Brasil, sendo altamente requisitados também no mercado produtor de software global.

Assim, esta parceria entre a Motorola/Flextronic com a UNIR, irá beneficiar o ecossistema de PD&I de Rondônia e da Amazônia Ocidental como um todo. Contribuirá para a contínua melhoria da qualidade dos cursos de graduação envolvidos no projeto, assim como, para o atendimento da forte demanda por profissionais capacitados em desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis na região, permitindo ao egresso ocupar posições de destaque neste segmento. Formar profissionais que tenham um conjunto de habilidades que se aproxime mais das necessidades do mercado através de uma formação complementar.

Com vistas a atender aos objetivos propostos nesta fase 2 do projeto, os seguintes itens serão entregues:

  • 30 alunos capacitados na área de softwares embarcados para dispositivos móveis;
  • 08 projetos orientado/mentorados na fase hands-on para personalização do sistema Android embarcado;
  • 02 novas turmas capacitadas em softwares embarcados para dispositivos móveis na UNIR

Espera-se que esta fase 2 do projeto Palomakoba, resulte em uma série de resultados positivos tanto para a UNIR como para o ecossistema. A seguir, citamos alguns desses indicadores de resultados:

  • Capacitação de pelo menos 30 alunos na área Android para sistema embarcado;
  • Orientação/mentoria de 08 projetos hands-on para personalização do sistema Android e provimento de recursos inovadores e, preferencialmente, indisponíveis aos aplicativos tradicionais de alto-nível;
  • Diminuição do gap de formação de mão-de-obra técnica nesta área específica;
  • Consolidar a área de Android embarcado como uma área de interesse para o Departamento de Computação da UNIR.

 

Equipe